segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Oficina "Animação pela leitura – abordagem para mediadores"

Olá! Decorre durante esta semana na Biblioteca Municipal de Chaves secções de hora do conto, tendo como contatador o Mestre Filipe.
O Mestre Filipe, abordei à pouco tempo, aqui no blog, acerca do projecto onde ele está integrado - O contador de histórias.
Durante a semana irá haver duas secções de hora do conto de manhã e uma à tarde. A hora do conto é organizada no âmbito do projecto "Viver a escola", sendo que em cada secção de hora do conto, esta uma turma de uma escola do concelho que se inscreveu para assistir à hora do conto.

Além da hora do conto durante esta semana, na quarta e quinta em horário pós-laboral haverá uma oficina, que será orientada pelo Mestre Filipe.
A Oficina tem com tema: "Animação pela leitura - abordagem para mediadores."

Tendo por base a experiência do Grupo com os mais diversos públicos utilizando a poesia, o conto e a literatura em geral, esta oficina proporciona aos interessados uma visão acerca do uso do livro como ferramenta. Tanto para aqueles que trabalham na promoção do livro e da leitura como para os que pretendem apenas um outro recurso na tarefa de animar grupos esta oficina é um auxílio eficaz, dando pistas e criando novas perspectivas de trabalho.

Os principais destinatários são:

- técnicos de biblioteca
- professores
- educadores
- animadores

Através de duas sessões em horário pós-laboral, os participantes vão ficar a conhecer, por exemplo:

- obras que podem utilizar em diversas circunstâncias
- organização de espaços para acções de leitura
- técnicas de dramatização para conto ou poesia
- recursos
- como trabalhar com públicos não alfabetizados, especialmente crianças e idosos.

Durante a semana trarei aqui mais destaques sobre esta Oficina.

Até amanhã...

Sem comentários: