sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Arca das Letras

Olá! Agora vou te fazer uma visita guida pela Arrca das Letras. A Arca das Letras é uma editora que dedica muitos dos seus livros às crianças. Esta editora tem livros de diversos autores e ilustradores, resultando em livros de grande qualidade.

Fica aqui um pouco sobre esta editora:
A Arca das Letras é um projecto cultural liderado pelo jornalista Soares Novais. Durante anos a fio, por dever do ofício, o repórter calcorreou o país e o mundo. Conheceu gentes e culturas. Testemunhou triunfos e fracassos, que registou no seu bloco de notas e deles deu público conhecimento em efémeras catedrais de papel. Actualmente assina uma crónica semanal numa rádio do Grande Porto e sonha com o dia em que o Magazine Cultural PORTUCÁLIA passe a ter edição regular.

Em 2002, por decisão pessoal, abandonou a banca do jornal e fundou a Arca das Letras. Primeiro, em Gondomar, Município vizinho da cidade do Porto, onde criou a primeira livraria e galeria de arte. Durante um ano e meio promoveu a literatura e a cidadania. Por lá passaram os escritores Luis Sepúlveda, José Viale Moutinho, Manuel António Pina, Miguel Veiga, César Príncipe, Jorge Ribeiro, António Pedro Jorge, entre outros. Promoveu o Março Poético, sessões de teatro e de música, tardes de conto infantil e noites de literatura de cordel. Ali, acompanhado de uma multidão, recebeu de braços abertos a actriz e cantora Simone de Oliveira e ouviu-a interpretar a Poesia de José Carlos Ary dos Santos como só ela sabe.

Em Junho de 2005, a Arca das Letras instalou-se na cidade do Porto e passou a ser editora a tempo inteiro...

Deixo aqui algumas sugestões de livros desta editora para as crianças e que foram aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura e Casa da Leitura, da Fundação Caloustre Gulbenkian.







"A viagem de Alexandra", "O cavalo das sete cores", de Papiniano Carlos, e "Os direitos da criança", de Matilde Rosa Araújo, são livros ACONSELHADOS pela Casa de Leitura - www.casadaleitura.org - da Fundação Gulbenkian. "O cavalo das sete cores" é aconselhado a Leitores Iniciais e Leitores Medianos, enquanto "A viagem de Alexandra" se destina a Leitores Medianos e Leitores Autónomos. Quanto à obra "Os direitos da criança", de Matilde Rosa Araújo, é aconselhada a Leitores Iniciais. Tal aconselhamento enche-nos de orgulho e motiva-nos para continuar a editar obras, que pelo seu valor literário e cientifico, contribuem para formar melhores leitores e melhores cidadãos.









"A Estrela Perdida", de Francisco Fernandes; "A vassoura voadora", uma selecção do melhor que há na Tradição Portuguesa, de José Viale Moutinho; "O cavalo das sete cores", de Papiniano Carlos; e "Sapinho e Sapão", de Nicolás Guillen são os quatro títulos editados pela arcadasletras, que passam a integrar a lista de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

"A Estrela Perdida" é recomedada a alunos do 2ª Ano de Escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula- Grau de Dificuldade II.
"O cavalo das sete cores" é aconselhado alunos do 3º Ano de Escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula- Grau de Dificuldade I; enquanto "A Vassoura Voadora" se destina a alunos do 1º Ano de Escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula- Grau de dificuldade II.
As obras de Francisco Fernandes, José Viale Moutinho e Papiniano Carlos destinam-se a Leitura Orientada na Sala de Aulas. "Sapinho e Sapão", para alunos do 1º Ano de Escolaridade, destina-se a Leitura Autónoma ou Leitura com Apoio dos Professores ou dos Pais.

Espero que tenhas gostado desta visita guiada, pela Arca das Letras.
Deixo-te aqui alguns contactos desta editora de forma a poderes conhecer ainda mais sobre ela e poderes comprar um dos seus livros.
site: http://arcadasletras.no.sapo.pt/
e-mail: arcadasletras@sapo.pt
endereço postal: Rua de Santo André, 28 - 1º 4000-462 Porto
telefone e fax: 225094390.

Despeço-me por hoje...
Amanhã trago-te mais algumas novidades...

Sem comentários: