sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Feira - Festa dos Santos de Chaves 2008

Olá! Hoje divulgo-te uma Feira - Festa que se realiza em Chaves entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro em Chaves.
Esta feira já tem mais 100 anos de história. No início surgiu como uma feira onde as pessoas se abasteciam do que precisavam para o Inverno e ano todo (desde roupas, animais e outros); era também um local de encontro das pessoas das aldeias e da cidade, um verdadeiro "ponto" de negócio.
A Feira dos Santos até aos inícios da década de 80, tinha início em Outubro e ia quase até ao Natal, o que hoje é diferente. Do mesmo modo o local da Feira foi variando ao longo dos anos...já foi no Largo do Arrabalde, na zona das Caldas, entre outros sítios.
Lembro que a Feira dos Santos ao longo dos anos foi-se modelando, desde os dias de feira, a própria forma da apresentação da Feira dos Santos é diferente, (este ano do que em anos anteriores).
Actualmente a Feira dos Santos, é mais do que uma Feira, é uma Festa, além de criar oportunidades de negócio, (quer para os feirantes, quer para os comerciantes), é um local de encontro, de convívio de pessoas diferentes num mesmo espaço - as ruas da cidade. Por estes dias além de se verem flavienses a visitar a feira, há os nossos "hermanos" galegos e muita gente de diferentes pontos do nosso país a visitar.
É uma festa com muita alegria, com diversidade e muita cultura.
Nesta Feira – Festa poderás encontrar a feira do polvo; feira do gado, (com Concurso Nacional Pecuário); feira da lã; feira da roupa; feira de antiguidades ou velharias; feira de artesanato português, africano e da América Latina; exposição de automóveis, camiões e alfaias agrícolas e ainda um espaço dedicado ás diversões para crianças e jovens, (que se situa a seguir ao Estádio Municipal, num espaço que vai ser usado para a Feira Semanal de Chaves).


Dia 30 - Abertura Oficial da Feira - Festa dos Santos - Quinta-feira

10H30 – Arruada – Bombos do Marco de Canavezes
11H00 – Portugal/Suíça, jogo de preparação para o campeonato da Europa Sub 16, Estádio Municipal de Chaves.
16H00 – Sessão de Abertura na Biblioteca Municipal de Chaves
15H00 – Arruada – Bombos de Marco de Canavezes
21H30 – Conjunto musical – NOVA DIMENSÃO – Largo General Silveira

Dia 31 - Sexta-feira

10H30 – Arruada – Concertinas da Venda Nova
12H00 – Festival Gastronómico do Polvo
15H00 - Arruada – Concertinas da Venda Nova
21H30 – Conjunto Musical - FUNÇÃO PÚBLICA – Largo General Silveira

Dia 1 – Sábado - Dia de Todos os Santos

10H30 – Arruada – Grupos de música tradicional
14H00 – Festival de folclore: Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão; Rancho Folclórico de Selhariz, Largo General Silveira.
15H00 – Arruada – Grupos de Música Tradicional
22H00 – Concerto FERNANDO CORREIA MARQUES – Largo General Silveira

Dia 2 – Domingo

10H30/18H00 – Animação de rua
14H00 – Festival de Folclore: Rancho de Folclore da Vila Medieval de Santo Estêvão; Grupo Cultural e Recreativo da Cela; Grupo Folclórico da Associação Desportiva e Cultural dos Amigos de Vilas Boas.
15H00 – Grupo Desportivo de Chaves/Caniçal – 8ª Jornada do Campeonato Nacional, 2ª Divisão – Estádio Municipal de Chaves.
19H00 – Fogo-de-artifício, Forte de São Neutel.

Além deste Programa, podem ainda desfrutar as promoções do Comércio local, com a iniciativa da ACISAT - TODOS OS DIAS – STOCK OUT. O comércio sai á rua, todos os comerciantes colocam uma pequena barraca para a rua com algumas promoções.

Esta feira – festa estende-se pelas ruas da cidade – desde o Largo General Silveira, (ou mais conhecido por Largo das Freiras), prossegue pela Rua de Santo António, Largo do Anjo, Largo do Bacalhau, ruas envolventes ao Forte de São Francisco, (onde no estacionamento da Lapa, se encontra a exposição de automóveis e alfaias agrícolas), continua até à rotunda do Monumento, (onde aí pode parar e se abastecer de alguns doces…farturas e outros), seguindo até á avenida do Estádio e segue até ao parque de divertimentos.
Não percas esta oportunidade de visitar esta Feira – Festa dos Santos em Chaves, de conhecer a cidade, (o seu património natural, a nossa gastronomia e a beleza que envolve a cidade).

Visita….
Espero que gostes desta sugestão…

P.S.: NO próximo post ficam algumas imagens desta Feira - Festa dos Santos.

Sem comentários: