sábado, 10 de maio de 2008

"Motores de pesquisa"




Olá! Hoje vou vos falar dos "motores de pesquisa", o que são e qual a sua importância no mundo das novas tecnologias.


Para quem utiliza as novas tecnologias e mais concretamente a Internet, os "motores de busca" tornaram-se indispensáveis para qualquer tipo de utilizador da Internet, pois é através deste, que é possível de uma forma mais rápipa e concreta encontrar um determinado documento nas mais diversas formas, (imagem, gráficos e/ou outros) através de uma palavra que um utilizador coloque no "motor de busca".


Passo agora a citar um pequeno texto que ilucida bem o que é e como funcionam os "motores de busca":


"Um motor de pesquisa (search engine), como o Google, é um instrumento que permite encontrar páginas na Internet que contenham os termos, ou seja, as sequências de caracteres, que nós próprios lhe indicarmos.
Para tal, os motores de pesquisa devem dispor de uma extensa base de dados sobre páginas da Internet por eles anteriormente indexadas. Verifica-se uma grande variação entre os motores no que respeita aos métodos de indexação e ao número de páginas que indexam, total ou parcialmente.






Os motores de pesquisa dispõem de um programa que percorre automatica e periodicamente todas as páginas da Internet que são capazes de detectar, ou sobre que lhes é dado conhecimento, e que satisfazem critérios previamente definidos. As páginas assim identificadas são então indexadas automaticamente, no seu todo ou em parte. O índice resultante é armazenado numa base de dados.
Quando, subsequentemente, o utilizador formula uma interrogação do motor, esta base de dados é consultada e um outro componente automático cria uma página de respostas que contém a lista das ligações (links) a todas as páginas que o motor conhece que contêm os termos constantes da interrogação.
Essa página de respostas é então enviada ao navegador (browser) da pessoa que formula a pergunta, que pode clicar em tais ligações para abrir as páginas que satisfazem os critérios de interrogação."








Parece simples e insignificante esta mensagem, mas torna-se importante na medida de explicar um pouco o que é e a importância que este tem para as crianças e professores, tendo em conta que este blog é dedicado ao Ensino Básico e pretende-se através desta ferramenta, ajudar as crianças a saber "lidar com estas ferramentas" e poder tirar bom resultados das mesmas.


Até breve e muitas pesquisas....


P.S.: Lembro que á diversos "motores de busca" em todo o mundo e já há alguns anos e o "motor de busca" português mais utilizado e eficaz é o sapo: http://www.sapo.pt/












Sem comentários: