sexta-feira, 25 de abril de 2008

A importância das webquest para o ensino

Olá! Hoje venho-vos trazer aqui uma reflexão sobre a importância das webquest no contexto educativo, tendo em conta a webquest que fiz, sobre a reciclagem para a disciplina de TIC.
As webquest são importantes como uma ferramenta a ser usada pelos professores e alunos, quer seja em jardins de infância, escolas primárias ou ensino secundário.
Desde português a matemática o professor(a) pode insentivar o aluno(a) a estar mais motivado pelas matérias leccionadas, participando em jogos interactivos lançados pelo professor na webquest, onde cada aluno é convidado a participar no tema que o professor coloca na wequest e podendo depois o aluno(a) ou em grupos de 3/4 preparar uma aula.
Este tipo de ferramentas, tal como outras que estao á disposição dos alunos e professores, sendo uma mais valia, no sentido de incentivar os alunos e mesmo os professores, fazendo com que as matérias leccionadas sejam dadas da melhor forma e com melhores prestacções.
Lembro que para este tipo de ferramentas, como a wequest funcionam, (serem úcteis) é preciso que os professores e alunos estejam receptivos a estas novas ferramentas, saber funcionar com elas da melhor forma, pois só assim cumprem o seu objectivo.
Ate breve com mais noticias e reflexões...

1 comentário:

TICE disse...

Olá Vitor,
As webquests são actividades educativas orientadas para a pesquisa na Web. São propostas por professores, nos vários níveis de ensino, e resolvidas pelos alunos, individualmente ou em grupo. As características deste tipo de actividades motivam, à partida, os alunos levando-os a participarem mais activamente na aula.
Também concordo consigo quando diz que é importante ter professores e alunos receptivos às novas tecnologias que estão ao serviço da educação.

Muito bem! Continue :)

Prof. Raquel